domingo, 17 de março de 2013

ARTESANATO

   O artesanato é também uma parte relevante da  produção cultural do Nordeste, sendo inclusive o ganha-pão de milhares de pessoas por toda a região. Devido à variedade regional de tradições de artesanato, é difícil caracterizá-los todos, mas destacam-se as redes tecidas e, às vezes, bordadas com muitos detalhes, os produtos feitos em argila, palha e madeira (por exemplo, da carnaúba, árvore típica do sertão), além das rendas, que ganharam destaque no artesanato cearense.      
   Outro destaque são as garrafas com imagens feitas manualmente em areia colorida, um artigo produzido para ser vendido para os turistas. No Maranhão, destaca-se artesanatos feitos da fibra do buriti (palmeira), assim como artesanatos e produtos do babaçu (palmeira nativa do Maranhão).  

































    Carrancas é uma escultura com forma humana  ou animal, produzida em madeira e utilizada a princípio na proa das embarcações que navegam pelo rio São Francisco. Espalhou-se no Brasil como uma forma de arte popular, sendo vendida em feiras e lojas de produtos artesanais. Não se sabe ao certo se sua origem é negra ou ameríndia, ou se seriam amuletos ou simplesmente ornamentos. Os artesãos que produzem carrancas são chamados de carranqueiros.












21 comentários:

  1. gostaria de comprar sapato feito a mão por artezão

    ResponderExcluir
  2. fui a Fortaleza e comprei um sapato com treis cores adorei gostaria de receber os modelos de calçados

    ResponderExcluir
  3. Quais tipos de artesanato que e mais usado no nordeste

    ResponderExcluir
  4. estou em duvidas
    faz uma lista de artesanatos

    ResponderExcluir
  5. Porque só tem uma mulher normal nos comentários e o resto tudo idiota, essa é a minha pergunta?

    ResponderExcluir
  6. Muito bom adorei essa página mas tinha que ter mais artesanato né?

    ResponderExcluir