sexta-feira, 22 de março de 2013

ARTIGO DE OPINIÃO


 O Rei Cultural

        A  cultura nordestina é bastante diversificada,uma vez que foi influenciada por indígenas,africanos e europeus.Entre os costumes os costumes e tradições,os que mais se destacaram foi a musica e a culinária.
       Tendo sido a primeira região colonizada pelos portugueses,a cultura nordestina é bastante particular e típica,apesar de extremamente variada.
       Nossa região,é um "mundo" de oportunidades,existe uma grande variedade de povos  e cultura,vivem aqui desde holandeses até japoneses que migraram pra nossa terra em busca de terra férteis.
       Nossa literatura é uma grande ponto de visão,pois  são revelados grandes nomes para todo o país como por exemplo:João Cabral de Melo Neto,José de Alencar,Jorge Amado,Nelson Rodrigues,Manuel Bandeira,entre outros.Na musica destacam-se xaxado,samba de roda,baião,forró e etc.
       Ariano Suassuna,fez um trabalho erudito da valorização rítmica popular nordestina.Na dança,destacam-se o maracatu,frevo.Diversas variantes do forró.As musicas folclóricas quase sempre são acompanhadas de danças.
      O artesanato é uma parte revelante da produção cultural do nordeste,desfocando-se  produtos feitos de argila,madeira e couro.Outro destaque importante são imagens feitas manualmente em areia colorida.A culinária é bem variada,que reflete das belas paisagens do local,utilizam principalmente derivados do milho e do leite.Como vimos o nordeste é bem diversificado em todos os aspectos,sendo assim um mundo em uma região,bela e boa de se viver,com tranquilidade e amor ate o fim.
     Luiz Gonzaga além de ter sido um grande musico do nordeste também representava o homem sertanejo no visual,ou seja,um homem alegre,guerreiro,forte e gosta de festas tradicionais,assimilou a toda poesia da cultura nordestina e desde cedo se habituou a tocar as musicas tradicionais do seu povo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário