segunda-feira, 18 de março de 2013

CULTURA

   A cultura nordestina é bastante particular e típica, apesar de extremamente variada. Sua base é luso-brasileira, com grandes influências africanas, em especial na costa de Pernambuco à Bahia e no Maranhão, e ameríndias, em especial no sertão semiárido.
   A riqueza cultural dessa região é visível para além de suas manifestações folclóricas e populares. A literatura nordestina tem dado contribuições para o cenário  literário brasileiro, destacando-se nomes como Jorge Amado, José de Alencar, Manuel Bandeira, Rachel de Queiroz, Graciliano Ramos, dentre muitos outros.


















   Na literatura, podem-se citar a literatura popular de cordel, que remonta ao período colonial, (a literatura de cordel veio com os portugueses e tem origem na Idade Média europeia) e numerosas manifestações artísticas de cunho popular que se manifestam oralmente, tais como: os cantores de repentes e de embolada. No Ceará, Patativa do Assaré surpreendeu por seus versos que seguiam formas metrificadas semelhantes aos versos de Camões.





   A cultura da região é também um atrativo para o turista. Todos os estados têm tradições diferentes. Olinda, no Estado de Pernambuco, apresenta vestígios do Brasil Neerlandês (Nova Holanda); São Luís, no Estado do Maranhão, apresenta características com a França Equinocial. Salvador, no Estado da Bahia, traz os monumentos da sede politico-administrativa do Brasil Colonial; e Porto Seguro e Santa Cruz de Cabrália, também no Estado da Bahia, revela, por meio de monumento, a chegada das esquadras do Descobrimento do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário